Barros, Edson de
CHESF
A presente dissertação se propõe a orientar e disciplinar os procedimentos para a realização das atividades de Manutenção de Barramentos e Equipamentos Energizados em Subestações Elétricas nos níveis de tensão de 230 e 500 kV.
Inicialmente são apresentados os conceitos e definições dos aspectos relativos as atividades de manutenção, com ênfase para os limites de segurança, equipamentos isolantes e os métodos de trabalho à distância e ao potencial.
Em seguida são feitas recomendações preliminares para a intervenção em barramentos e equipamentos energizados e os cuidados que devem ser tomados ao utilizar o método ao potencial, além da análise das condições atmosféricas favoráveis as referidas intervenções.
É apresentada uma proposta de programa executivo para a intervenção em barramentos e equipamentos energizados, com a descrição detalhada das atividades a serem executadas, bem como os recursos necessários e os responsáveis pela coordenação e equipe de execução.
Foram feitas propostas de normalização das intervenções nos principais equipamentos das subestações, tais como: TC´s , TP´s. Pára-raios, Chaves Seccionadoras, além da substituição de conectores e correção de pontos quentes.